Convocação para processo seletivo de artistas-educadores(as) para o Estúdio Criativo para a Juventude Rede Daora – Casa de Cultura do Butantã
Processo 003/2022
Encontram-se abertas, até às 23h59 do dia 27 de novembro de 2022, as inscrições para o processo seletivo de artistas-educadores(as) para a Rede Daora, Projeto da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, gerida pelo ICULT – Instituto de Cultura e Cidadania, para atuação no Estúdio Criativo para a Juventude localizado na Casa de Cultura do Butantã, zona oeste da cidade de São Paulo.
Contratante: ICULT – Instituto de Cultura e Cidadania
Função: Artista-educador(a) para as áreas de Som, Imagem e Audiovisual, nas linguagens definidas neste edital
Local de trabalho: Estúdio Criativo para a Juventude da Casa de Cultura do Butantã Endereço: Av. Junta Mizumoto, 13 – Jardim Peri Peri, São Paulo – SP, 05537-070
Remuneração: R$ 60,00 Hora
Carga horária semanal: a ser definida na contratação
Modalidade de contratação: Pessoa Jurídica (MEI – Microempreendedor Individual, ME e outras)
Os artistas-educadores(as) poderão se inscrever para atuar em um ou dois dos seguintes cursos/linguagens:
1 – EIXO SOM: Profissão MC e Locutor
2 – EIXO SOM: Criação musical em plataforma digital: beats e trilhas para vídeos e games
3 – EIXO SOM: Profissão DJ
4 – EIXO IMAGEM: Design digital de figurino para palco e audiovisual.
5 – EIXO IMAGEM: Visagismo – cabelo e maquiagem – para palco, foto e vídeo.
6 – EIXO IMAGEM: Fotografia com smartphone e câmera na prática.
7 – EIXO AUDIOVISUAL: Marketing digital e Produção de conteúdo audiovisual para redes sociais
8 – EIXO AUDIOVISUAL: Design e desenvolvimento de games 2D – de jogador a desenvolvedor.
9 – EIXO AUDIOVISUAL: Programação web: Introdução à criação de páginas e aplicativos.
1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. Este Processo Seletivo será feito pelo ICULT – Instituto de Cultura e Cidadania
1.2. As inscrições para este Processo Seletivo serão realizadas de forma on-line.
1.3. Os resultados serão publicados no site da Rede Daora – (http://rededaora.prefeitura.sp.gov.br/resultado-artistas-educadores-butanta/).
2. REQUISITOS
2.1. REQUISITOS PARA O PERFIL DE ARTISTA-EDUCADOR
a – Ter habilidades comprovadas na linguagem para a qual está se candidatando.
b – Ter, no mínimo, um ano de experiência, de atuação como artista, na linguagem escolhida.
c – Ter experiência com os equipamentos, softwares e acessórios básicos utilizados na produção artística da linguagem escolhida.
d – Ter ensino médio completo.
e – Estar apto a desempenhar a função da área selecionada conforme descrito em anexo deste edital.
f – Idade mínima para participar do processo seletivo: 18 anos.
2.2. REQUISITOS BÁSICOS PARA CONTRATAÇÃO
a – Ter sido aprovado nas duas fases deste processo seletivo;
c – Apresentar documentação completa, conforme será solicitado pelo ICULT – Instituto de Cultura e Cidadania;
d – Ter disponibilidade para trabalhar nos dias e horários oferecidos no ato da contratação e no local descrito neste edital;
f – A contratação será feita através de Pessoa Jurídica (MEI, ME e outras).
3. FASES
3.1. O presente Processo Seletivo será composto por duas fases. A primeira será a avaliação das informações fornecidas pelo candidato no formulário de inscrição e a segunda fase será uma entrevista presencial ou online.
3.2. Serão aprovados na primeira fase deste Processo Seletivo os candidatos que apresentarem melhor classificação segundo os seguintes critérios: experiência artística (trabalhos artísticos produzidos), docente (ensino na área para a qual se candidatou), formação (escolaridade e formação específica na área).
3.3. O resultado da primeira fase será publicado no site da Rede Daora – (http://rededaora.prefeitura.sp.gov.br/resultado-artistas-educadores-butanta/), no dia 30 de novembro de 2022.
3.4. Os candidatos aprovados na primeira fase do Processo Seletivo poderão participar da segunda fase, que consiste em uma entrevista com profissionais do ICULT.
3.5. Os horários das entrevistas, segunda fase, serão comunicados por email. O candidato (a) aprovado deverá responder ao email em até 12 horas, sendo considerado eliminado do Processo Seletivo o candidato que não responder este e-mail de contato.
3.6. A segunda fase, entrevista, será realizada, on-line ou presencialmente, nos dias 01 a 08 de dezembro de 2022.
3.7. No momento da entrevista, os candidatos deverão apresentar um documento de identificação.
3.8. Não haverá, sob nenhum pretexto, segunda chamada, nem justificativa de falta, sendo considerado eliminado do Processo Seletivo o candidato que faltar à entrevista.
3.9. Serão aprovados na segunda fase deste Processo Seletivo os candidatos que se mostrarem mais capacitados para o exercício da função.
3.10. A lista final dos candidatos aprovados neste Processo Seletivo será divulgada no site da Rede Daora – (http://rededaora.prefeitura.sp.gov.br/resultado-artistas-educadores-butanta/), no dia 14 de dezembro de 2022.
4. INSCRIÇÕES
4.1. As inscrições serão realizadas de forma on-line até às 23h59 do dia 27 de novembro de 2022, através do site da Rede Daora.
4.2. Para se inscrever, o candidato deverá acessar a área de inscrição site da Rede Daora – (http://rededaora.prefeitura.sp.gov.br/resultado-artistas-educadores-butanta/), preencher o formulário de Inscrição e enviá-lo online dentro do prazo citado acima.
5. DISPOSIÇÕES FINAIS
5.1. A Direção do ICULT – Instituto de Cultura e Cidadania reserva-se ao direito de proceder às contratações em número e no momento que atenda às necessidades pedagógicas do Projeto.
5.2. A aprovação neste Processo Seletivo não representa garantia de contratação por parte do ICULT – Instituto de Cultura e Cidadania.
5.3. Para as contratações o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: CPF e RG, comprovante de residência e cadastro MEI.
São Paulo, 7 de novembro de 2022
Cronograma deste Processo Seletivo
Inscrições online: até às 23h59 do dia 27 de novembro de 2022
Publicação do resultado da primeira fase: 30 de novembro de 2022
Segunda fase: entre os dias 01 a 08 de dezembro de 2022
Publicação do resultado final: 14 de dezembro de 2022
ANEXO I – Descritivo resumido das funções e habilidades para cada área de atuação
Os Artistas-educadores(as) de todas as áreas darão aulas semanais de 3 horas de duração. Além das aulas, cada professor atenderá o público interessado na utilização do equipamento de sua sala de aula durante 2 horas por semana, este atendimento é chamado de Programa Estúdio Aberto.
Nesse período, o artista-educador fará um acompanhamento e monitoramento das atividades realizadas pelos utilizadores do espaço.
Tanto no horário das aulas regulares quanto no Estúdio Aberto, os professores ficarão responsáveis por orientar e monitorar os alunos e público para uma utilização correta dos equipamentos, acessórios e material da sala.
Cada artista-educador poderá atender até 3 turmas por semana. Além disso, será convidado a participar das atividades programadas durante o semestre para acompanhar a apresentação dos trabalhos dos alunos da Rede Daora.
1 – Área: Som – Curso: Profissão MC e Locutor
Ministrar aulas de MC para jovens e adultos, conforme o programa pedagógico da Rede Daora. As aulas deverão promover ações para estimular as competências sociais e criativas. Realização de relatórios, envolvimento, colaboração e participação nos eventos relacionados ao local de ensino.
O Educador deverá ter habilidades profissionais e experiências comprovadas através de composições, gravações e apresentações públicas.
2 – Área: Som – Curso: Criação musical em plataforma digital: beats e trilhas para vídeos e games
Ministrar aulas de criação musical para, jovens e adultos, conforme o programa pedagógico da Rede Daora. As aulas deverão promover ações para estimular as competências sociais e criativas. Realização de relatórios e envolvimento, colaboração e participação nos eventos relacionados à Gestão Pedagógica.
O Educador deverá ter habilidades profissionais e experiências comprovadas anteriormente através de criações, composições entre outros trabalhos que envolvam criação e desenvolvimento de trilha sonora para multimeios.
3 – Área: Som – Curso: Profissão DJ
Ministrar aulas de DJ para jovens e adultos, conforme o programa pedagógico da Rede Daora. As aulas deverão promover ações para estimular as competências sociais e criativas. Realização de relatórios e envolvimento, colaboração e participação nos eventos relacionados ao local de ensino.
O Educador deverá ter habilidades profissionais e experiências comprovadas por meio de Redes Sociais, Set’s e apresentações, na utilização de softwares de produção e edição musical e em discotecagem.
4 – Área: Imagem – Curso: Design digital de figurino para palco e audiovisual.
Ministrar aulas de design de figurino, modelagem para , jovens a partir dos 16 anos e adultos, conforme o programa pedagógico da Rede Daora. As aulas deverão promover ações para estimular as competências sociais e criativas. Realização de relatórios e envolvimento, colaboração e participação nos eventos relacionados à Gestão Pedagógica.
O Educador deverá ter conhecimento de operação de máquinas de costura, software de desenho de moda, e experiências através de criações entre outros trabalhos que envolvam criação e desenvolvimento de peças para vestuário ou acessórios.
5 – Área: Imagem – Curso: Visagismo – cabelo e maquiagem – para palco, foto e vídeo.
Ministrar aulas de maquiagem e cabelo para jovens a partir dos 14 anos e adultos, conforme o programa pedagógico da Rede Daora. As aulas deverão promover ações para estimular as competências sociais e criativas. Realização de relatórios e envolvimento, colaboração e participação nos eventos relacionados à Gestão Pedagógica.
O Educador deverá ter conhecimento de técnicas de maquiagem para teatro, passarela e TV. Ser profissional atualizado em tendências de moda e estilo. Técnicas e cuidados aplicados a vários tipos de cabelos e suas texturas, manuseio dos equipamentos pertinentes a profissão, penteados para teatro, passarela e TV.
6 – Área: Imagem – Curso: Fotografia com smartphone e câmera na prática
Ministrar aulas de fotografia e luz para, jovens e adultos, conforme o programa pedagógico da Rede Daora. As aulas deverão promover ações para estimular as competências sociais e criativas. Realização de relatórios e envolvimento, colaboração e participação nos eventos relacionados à Gestão Pedagógica.
O Educador deverá ter conhecimento em fotografia digital e iluminação, além de câmeras fotográficas e suas configurações para diversos tipos de ambiente.
7 – Área: Audiovisual – Curso: Marketing digital e Produção de conteúdo audiovisual para redes sociais
Ministrar aulas de Marketing Digital, jovens e adultos, conforme o programa pedagógico da Rede Daora. As aulas deverão promover ações para estimular as competências sociais e criativas. Realização de relatórios e propiciar o envolvimento, colaboração e participação nos eventos relacionados à Gestão Pedagógica.
O Educador deve ter capacidade apurada para planejar e orientar sobre as ações de Marketing Digital e suas métricas; Saber identificar problemas e pensar em soluções para melhorar os resultados de projetos individuais ou em grupo. Ter conhecimento do Google Analytics, RD Station Marketing e outras ferramentas de análise de métricas. Conhecimento de produção de áudio e vídeo, foto para redes sociais.
8 – Área: Audiovisual – Curso: Design e desenvolvimento de games 2D – de jogador a desenvolvedor.
Ministrar aulas de Games e Programação para, jovens e adultos, conforme o programa pedagógico da Rede Daora. As aulas deverão promover ações para estimular as competências sociais e criativas. Realização de relatórios e envolvimento, colaboração e participação nos eventos relacionados à Gestão Pedagógica.
O Educador deverá ter habilidades profissionais e experiências comprovadas anteriormente através de outros trabalhos, workshops, eventos, cursos, e deverá ter conhecimentos nas áreas relacionadas à atuação da Área GAMES e PROGRAMAÇÃO.
9 – Área: Audiovisual – Curso: Programação web: Introdução à criação de páginas e aplicativos
Ministrar aulas de Programação Web, desenvolver layouts e programá-los utilizando linguagem HTML, CSS e JS, Frameworks de JS, ReactJS, angular e afins para jovens e adultos, conforme o programa pedagógico da Rede Daora. As aulas deverão promover ações para estimular as competências sociais e criativas. Realização de relatórios e envolvimento, colaboração e participação nos eventos relacionados à Gestão Pedagógica.
O Educador deverá ter habilidades profissionais e experiências comprovadas anteriormente através de outros trabalhos, workshops, eventos, cursos.